Conexão CNM chega a Porto Alegre para capacitar gestores gaúchos em dez áreas da gestão local; participe

Uma importante oportunidade de capacitação para prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, servidores e demais agentes municipais. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, convida os gestores de todas as prefeituras gaúchas a participarem da edição do Conexão CNM de Porto Alegre, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho, no Centro de Eventos Barra Shopping Sul. As inscrições são gratuitas para Municípios filiados à Confederação e com contribuições em dia com o movimento municipalista. Clique aqui e confirme a sua participação. https://conexaocnm.org.br/evento/conexao-cnm-edicao-rs

Durante dois dias de imersão, o líder municipalista, consultores e analistas técnicos da Confederação irão orientar os gestores em cursos voltados às diversas áreas da gestão municipal, tudo ocorrendo simultaneamente em um grande evento promovido pela entidade municipalista. No site do evento, os interessados podem conferir todos os temas que serão abordados por cada uma das áreas e fazer a inscrição para apenas um tema. 

Nesse contexto, o presidente da CNM enfatiza a importância da representatividade dos representantes dos Municípios gaúchos na imersão. “O objetivo é que o prefeito possa organizar um grupo para participar dos fóruns que serão realizados em salas separadas. Gostaria que todos mandassem pelo menos um representante por área”, reforça o líder municipalista. Confira o resumo dos temas que serão debatidos em cada área:

• Pauta Municipalista, Institucional e Gestão: apresentação das pautas prioritárias do movimento municipalista, com o detalhamento das demandas junto ao governo federal, ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário, bem como os projetos da CNM.     
 
• Legislativo Municipal: papel institucional do Poder Legislativo Municipal, com orientações sobre processo legislativo, leis municipais, função orçamentária, emendas e atuação política da CNM.

• Movimento Mulheres Municipalistas (MMM ): pautas do MMM, panorama da participação da mulher na política municipal, Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – a transversalização da temática de gênero.  

• Assistência Social: gestão do Suas (execução orçamentário e financeira).

• Saúde: o planejamento no SUS, o financiamento tripartite e o novo modelo de repasse federal da APS, acesso aos medicamentos no SUS: novas diretrizes da Assistência Farmacêutica e da Judicialização da Saúde. 

• Educação: financiamento da educação municipal, Fundeb e a gestão de pessoal na rede municipal de ensino.

• Finanças: explicações sobre a Reforma Tributária, transição e planejamento, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e desafios e oportunidades. 

• Jurídico: despesa de pessoal e limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o papel do Controle Interno na verificação das questões relativas aos recursos humanos, planos de carreira e quadro de pessoal.  

• Previdência: gestão e equacionamento dos déficits dos RPPS, avaliação atuarial, gestão de dados e orientação acerca do preenchimento dos demonstrativos do Cadprev. 

• Defesa Civil: emergência climática e desastres no Brasil, cenários de riscos e classificação dos desastres, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e obrigações municipais, instrumentos técnicos de proteção e defesa civil e gerenciamento de desastres. 

Para saber mais sobre o evento acesse o site ou entre em contato: [email protected] ou pelo telefone: (51) 9 9215-3439.


Da Agência CNM de Notícias
 

Entidades Estaduais
Logomarca CNM