Vereadores e lideranças femininas nos Municípios tiveram espaço garantido na primeira edição de capacitação no evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Conexão CNM. Nesta terça-feira, 15 de julho, eles puderam conhecer mais sobre as áreas que na entidade buscam valorizar os papéis desses representantes nos Municípios.
Na plenária para os representantes do legislativo municipal, os especialistas da entidade, o advogado da CNM Kim Damasceno e o consultor jurídico Ricardo Hermany falaram sobre papel Institucional do Poder Legislativo Municipal, como as funções legislativa, fiscalizatória, julgadora, administrativa e de assessoramento ao Executivo; o processo legislativo: controle de constitucionalidade; e as leis municipais: Lei Orgânica Municipal, Regimento Interno, Código de Ética/Código de Posturas e Leis Tributárias Municipais.
No espaço, os vereadores ainda puderam conferir uma breve apresentação de cada uma das áreas presentes no evento, que os orientaram sobre como esses gestores municipais podem contribuir para entregar políticas públicas de qualidade para os munícipes.
MMM
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) foi apresentado para as lideranças femininas que marcaram presença no evento. A analista técnica do MMM, Thais Mendes, falou sobre a criação do movimento e os objetivos do grupo em âmbito municipal. “O MMM foi fundado por Tania Ziulkoski e esse é o primeiro movimento de mulheres apartidário que atuam no movimento municipalista. Nosso objetivo é promover o resgate histórico do pioneirismo das mulheres na política”, explicou a especialista ao falar da trajetória das mulheres no municipalismo do Brasil.
Outro assunto tratado por Thais foi o Projeto Municípios Doadores, que é uma iniciativa da CNM, em resposta às dificuldades e às oscilações de estoques dos bancos de sangue estaduais. A rede foi reativada com o propósito de fortalecer a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, ajudando a suprir as necessidades dos bancos de sangue em todo o país.
No Conteúdo Exclusivo, disponibilizado a Municípios filiados à CNM, a entidade disponibiliza uma plataforma online que otimiza o fluxo de divulgação e atendimento das demandas de sangue. Neste ambiente, o Município poderá cadastrar os doadores locais e contar com um sistema eficiente para organizar o transporte dos doadores até as Unidades de Coleta.
Leia também:
Em Campinas (SP), participantes do Conexão CNM relatam expectativas para a primeira edição do evento
Por Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias