Área de Defesa Civil é tema de plenária do Conexão CNM Rio Grande do Sul

As edições do Conexão CNM são personalizadas de acordo com as necessidades dos Municípios do Estado em que é sediada. Na edição que acontece em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira, 30 de julho, um dos diferenciais é a área de Defesa Civil. A plenária estava cheia de gestores, a maioria com os coletes laranjas, que indicam serem servidores da Defesa Civil municipal. 

Entre eles, o coordenador da Defesa Civil de Três Coroas (RS), Augusto Dreher. O gestor ressaltou que os eventos sobre Defesa Civil são poucos, por isso ele e um grupo de colegas buscam sempre participar de todos. “Nós temos um grupo no Vale do Paranhana, que está completando 15 anos. Os coordenadores se juntaram para poder atuar dentro dos Municípios e se ajudarem. Cada evento da CNM que a gente participa aprendemos um pouco mais. Estamos organizados, mas conhecimento nunca é demais. A gente vem buscando um aperfeiçoamento melhor para a gente se dedicar mais na causa da Defesa Civil”, disse.

Para o Estado, a pauta da Defesa Civil é importante, especialmente depois da enchente que assolou os Municípios gaúchos em 2024. Na época, as enchentes afetaram 478 das 497 cidades do Estado, causando alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. “A população está se interessando mais em Defesa Civil, então está começando a ficar mais tranquilo para a gente espalhar essa ajuda para a população. Todo evento que a gente participa, voltamos bem mais motivados, inclusive passando para o prefeito tudo o que pegamos de bagagem para tentar aplicar no nosso Município. Grande parte do que conversamos aqui, damos um passo para frente, mas o que levamos daqui para o Município, nos motiva a continuar nesta batalha injusta contra o clima”, completou o coordenador. 

Palestrando sobre esta temática, estiveram presentes a analista técnica em Defesa Civil da CNM, Ingrid Lima, e a consultora da entidade Natasha Comasseto.

Projetos CNM
Esta edição do Conexão CNM conta com 10 salas temáticas. Durante todo o dia, foram apresentados nas arenas os projetos encabeçados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Entre eles, o Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima). A iniciativa busca ampliar a capacidade dos Municípios na prevenção e resposta a desastres, bem como na adaptação às mudanças climáticas. Por meio do Conclima, os entes consorciados terão acesso a suporte técnico, apoio para captação de recursos, elaboração de planos setoriais e implementação de ações integradas, fortalecendo a gestão local frente aos crescentes desafios climáticos. 

Além do Conclima, foi apresentado aos gestores o Consórcio Nacional de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social (CNPREV), que surgiu como forma de amenizar os problemas enfrentados na previdência municipal.

Consórcios Públicos
Ainda parte da programação, a área de Consórcios Públicos passou pelas arenas técnicas abordando os desafios enfrentados pelos consórcios públicos e caminhos para superá-los. O analista técnico da área na CNM, Augusto Fortunato, reforçou a importância dos Consórcios Públicos para os Municípios, além de apresentar o cenário da área no país.

Leia Mais:
Conexão CNM Rio Grande do Sul: gestores lotam evento em busca de qualificação

Pauta municipalista, MMM e legislativo municipal integram palestras do Conexão CNM
 

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias

 

Entidades Estaduais
Logomarca CNM