Após um intenso dia de atividades, os gestores compareceram animados para o último dia da edição do Rio Grande do Sul do Conexão CNM. O evento começou nesta quarta-feira, 30 de julho, e promoveu debates e orientações em 10 áreas temáticas da administração municipal.
Entre elas, o assessor jurídico em Almirante Tamandaré do Sul (RS), Eduardo Eli, que elogiou as orientações e os temas abordados pela consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Elena Garrido e pelo advogado da entidade Rodrigo Dias, na plenária com o tema jurídico municipal. “Essa temática voltada aos servidores públicos municipais, a área de gestão de pessoas é bem importante para a gente conseguir levar ao prefeito uma gestão melhor e organizar melhor a sua administração, tanto de servidores quanto contrações temporárias e cargos em comissão”, disse o assessor jurídico.
Outra área com grande movimentação foi a de Previdência Social, conduzida pelos consultores Leonardo Rolim, Mário Rattes, Nancy Ramos e Ildemar Silva. Acompanhando de dois gestores do Município, o prefeito de Santana da Boa Vista (RS), Galeno Alves, fez questão de participar da plenária. “Estamos implementando a nossa previdência no Município, fazendo a reforma da previdência municipal. Estamos trabalhando e pegando conhecimentos, discutindo esse assunto junto com os servidores e a comunidade, por isso a nossa participação hoje aqui. Tem vários Municípios que estão também passando as suas dificuldades e a gente vai aprendendo e sabendo como lidar”, finalizou.
Já o diretor-geral da secretaria da Fazenda do Município de Viamão (RS), Fernando Jacques, tem acompanhado os debates em relação à área de Finanças Municipais, especialmente por integrar o Conselho Técnico das Administrações Tributárias Municipais (CTAT), implementado pela CNM. “É essencial para o Município essa discussão para a gente poder se organizar para as mudanças que estão vindo já no próximo ano. Estamos no começo e, a partir de agora, vamos dar um start mais incisivo juntamente com o prefeito e a secretária de Fazenda. É essencial buscar esses conhecimentos e estar por dentro das pautas da CNM. Acredito que, agora, com as mudanças que estão vindo, está vindo uma maior integração nacional dos Municípios”, complementou. Na arena de Finanças, palestraram os consultores da CNM Miqueas Libório de Jesus e Evandro Assis Müller.
Conexão CNM
Rio Grande do Sul foi o segundo Estado a receber o Conexão CNM, promovido pela entidade e destinado aos gestores municipais de todo o Estado. Finalizando em Porto Alegre, o evento segue para Goiânia (GO) nos dias 5 e 6 de agosto. Logo em seguida, o destino é Blumenau (SC), nos dias 12 e 13 de agosto.
Para participar, os interessados devem fazer inscrição no site oficial do evento.
Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias