Cerca de mil participantes marcam presença no Conexão CNM edição Goiás

Com boas expectativas e busca por conhecimento, foi aberta a edição do Estado de Goiás do Conexão CNM, capacitação promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e realizada em Goiânia, a partir desta terça-feira, 5 de agosto. Cerca de mil pessoas, entre elas gestores, técnicos, secretários e vereadores participam do evento. 

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, fez a abertura oficial no auditório do Centro de Convenções de Goiânia. O líder municipalista fez um panorama da pauta prioritária dos Municípios, destacou os avanços do movimento municipalista e apresentou temas importantes para os gestores.

“Todo mundo fala em pacto federativo, mas não colocam em prática. Para nós, o que interessa é o Município, a sustentabilidade dos Municípios e não a defesa de lado a ou lado b. Nós temos gastos que as contas não fecham. Veja a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66 de 2023, é vital para os Municípios”, declarou o presidente da CNM.

Ziulkoski também ressaltou a importância da capacitação. “Este é um evento grandioso e é fruto da conscientização da pauta municipalista. Essas áreas que estão aqui compõem a gestão municipal. Este evento é mais treinamento e menos discurso, nosso objetivo é trabalhar”, completou o presidente da Confederação.

A abertura contou com a participação da presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, que demonstrou a alegria com participação feminina nesta edição do Conexão CNM. “Pela primeira vez, nestas andanças com a CNM por todo o país, vemos tantas mulheres presentes em um evento como esse. Nós temos muita garra, muita vontade e estamos trabalhando muito por esse Movimento, para que as mulheres tenham ainda mais espaço na política”, destacou a presidente do MMM.

A capacitação conta, nesta edição, com apoio institucional da Associação Goiana de Municípios (AGM) e da Federação Goiana de Municípios (FGM). O presidente da AGM, José Délio Júnior, lembrou a força da união dos gestores. “Nosso objetivo é deixar a gestão cada vez mais forte. Todas as pautas são muito importantes e a luta para conquistar não é nada fácil, temos que nos unir ao movimento municipalista”, apontou.

O presidente da FGM, Paulo Vitor Avelar, destacou a importância de receber o Conexão CNM. “Receber o evento é um orgulho enorme. A quantidade de participantes é um reflexo da vontade dos nossos servidores em busca de conhecimento e de melhoria na gestão municipal”, declarou Paulo Vitor.

Ainda na abertura, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Joaquim Alves de Castro Neto, ressaltou a cooperação da corte de contas e os Entes locais. “A luta do movimento é constante e ficamos animados em ver esta capacitação. O Tribunal é muito legalista, mas não somente, nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida do cidadão. O Tribunal está para auxiliar na gestão”, disse.

O evento é dividido em dois andares no Centro de Convenções de Goiânia e os temas abordados remetem a 15 áreas de interesse dos Municípios. 

Por Victor Gomes 
Da Agência CNM de Notícias

Entidades Estaduais
Logomarca CNM