A luta feminina por espaço na política e o protagonismo feminino estiveram no centro da discussão do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) em discussão durante a realização do Conexão CNM. A capacitação promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Estado de Goiás, acontece entre esta terça-feira, 5 de agosto e quarta-feira, 6.
A presidente do MMM, Tania Ziulkoski, apresentou o trabalho desenvolvido pela Confederação e pelo Movimento para a transformação da cultura política nacional e a luta pelo espaço feminino. “O MMM foi lançado em 2017 e de lá pra cá temos colhido pequenos avanços, como por exemplo, temos no país 10.578 vereadoras e em Goiás, 411 vereadoras”, comentou a liderança feminina.
A prefeita de Itaberaí (GO), Rita de Cássia, contou a experiência que teve quando logo aos 16 anos foi incentivada a ingressar na política. “Diferente de grande parte das mulheres, eu tive apoio do meu pai para ser candidata ainda em 2001. Mas não foi nada fácil. Muitos falavam que eu era candidata laranja, que meu pai iria conduzir o governo, mas eu segui firme, lutei contra essas falas, venci e me tornei prefeita do meu Município”, destacou a gestora.
A analista técnica da área de Mulheres da CNM, Thaís Lima, trouxe um panorama sobre a dura realidade da violência contra a mulher e a importância de políticas públicas para o acolhimento de mulheres. Ainda no encontro, as mulheres tiveram um momento de troca de experiências e casos de sucesso nos Municípios.
O MMM ainda contou com a participação de outras áreas da CNM, como a apresentação da Plataforma Êxitos como estratégia de captação de recursos, do Conteúdo Exclusivo da entidade municipalista e do Observa Políticas Públicas. Além disso, a área de Saúde destacou a Rede de Municípios Doadores, que conta com a participação fundamental das lideranças femininas.
Legislativo municipal
Presente em todo o contexto da gestão dos Municípios, o trabalho dos vereadores, por meio do legislativo municipal, também ganhou destaque nesta edição do Conexão CNM. As orientações técnicas foram coordenadas pelo consultor da CNM Ricardo Hermany, que detalhou a importância do poder legislativo. “A função do vereador vai muito além de fazer leis, ela destaca o espaço do Município na federação brasileira. Isso é muito importante. O vereador tem autonomia para ir à tribuna e discutir pautas estruturantes. Este é um tipo de discussão que precisa ser apropriado pelo legislativo local”, ressaltou Hermany.
A vereadora de Perolândia (GO), Andreia Freese, revela que está aproveitando as apresentações e que irá absorver este conteúdo para aplicar no cotidiano da Câmara Municipal. “A discussão é muito importante para o trabalho do legislativo. Nós estamos recebendo muita informação e eu acredito que o conhecimento é fundamental para o nosso trabalho”, disse.
O consultor ainda completou destacando o papel fundamental da fiscalização. “O vereador exerce a função fiscalizadora, não para achar um erro do prefeito ou da prefeita, mas um fazer uma fiscalização propositiva. E aí é fundamental o conhecimento, para saber o que é competência do Município, não assumir a competência de outro Ente. Nós temos déficit de financiamento e não podemos pagar o que não é do Município”, finalizou Hermany.
Por Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias