Com foco em assuntos vitais para os Municípios, as áreas de saúde, educação e assistência social, movimentaram o público presente na edição do Estado de Goiás do Conexão CNM, capacitação promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizada entre terça e quarta-feira, em Goiânia.
Na área de saúde, os gestores puderam acompanhar as informações mais relevantes para a saúde dos Entes locais. Entre os temas tratados estão o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o financiamento tripartite e o novo modelo de repasse federal da Atenção Primária à Saúde (APS), a contribuição das emendas parlamentares no financiamento da saúde, atenção especializada e acesso a medicamentos no SUS. “Saúde pública é uma política pública que nós pagamos antecipadamente por meio da arrecadação dos Entes, por isso a necessidade de discutir saúde”, destacou o consultor da CNM Denilson Magalhães.
O diretor de contratos da secretaria de saúde do Município de Ceres (GO), Manoel Diniz, destacou que o principal gargalo vivido na localidade está concentrado no financiamento do serviço municipal. “O financiamento é complexo, mas com orientação a gente consegue alcançar as metas. Depende muito da equipe e nós estamos trabalhando nesse sentido para melhorar as nossas equipes com conhecimento técnico”, comentou Diniz.
Com um público formado por secretários e técnicos da área de saúde, os participantes também conheceram o Projeto Municípios Doadores, uma iniciativa da CNM para incentivar a doação de sangue nos Municípios. “Nosso objetivo é que os Municípios se tornem referência na doação de sangue em todo o território nacional. Acreditamos no potencial dos Entes locais na adesão à rede”, declarou a analista técnica da área de Saúde da Confederação, Midya Gurgel.
Educação
A apresentação dinâmica e participativa da área de educação atraiu a atenção dos participantes. Temas de muita relevância como aqueles ligados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o piso salarial do magistério movimentaram o debate técnico.
As palestras foram conduzidas pelas consultoras de educação da CNM, Mariza Abreu e Selma Maquine. Abreu trouxe um panorama completo sobre a organização da educação municipal, ainda no período da manhã e o financiamento da educação municipal também foi destaque no período da tarde em uma palestra conduzida por Selma Maquine.
A prefeita de Perolândia (GO), Grete Elisa, celebrou as palestras. “É muito importante tratar de temas como educação, ainda mais por ver as nossas pautas como regionais. Ou seja, o problema que enfrento em meu Município, é o que o meu vizinho também enfrenta”, destacou a gestora.
Assistência social
Tema de interesse dos gestores, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi detalhado pelo analista técnico da área de Assistência Social da CNM, Brunno Trindade e pela consultora da área, Rosângela Ribeiro. Os palestrantes trataram diversos pontos, entre eles, o que é a Política de Assistência Social e as responsabilidades dos Entes federados, instrumentos de planejamento, sistemas da Rede Suas e Novas diretrizes do Cadastro Único.
A secretária de assistência social do Município de Mundo Novo (GO), Dilva Dias, apontou que as palestras foram importantes para as diretrizes seguidas pela gestão local. “São muitas informações novas, com muitas atualizações, muitas limitações e nós precisamos desse acompanhamento para oferecer sempre o melhor serviço para a população”, compartilhou a secretária.
Por Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias