Conexão CNM: palestras abordam meio ambiente, defesa civil, transferências da União e terceiro setor

O último dia do Conexão CNM edição Goiás, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), contou com a presença de gestores de todo o Estado. Os participantes se reuniram no Centro de Convenções de Goiânia e acompanharam uma programação construída com exclusividade para os Municípios goianos. A meta da entidade municipalista foi alcançada ao promover ações em áreas estratégicas para a gestão local.

Entre as áreas de interesse, todo o ecossistema do meio ambiente foi abordado durante os dois dias de evento. As palestras foram conduzidas pela gerente de sustentabilidade e resiliência da CNM, Cláudia Lins, e pelas analistas técnicas da entidade, Beatriz Machado e Raquel Martins. Também foram debatidos temas como emergência climática, por meio do Consórcio Nacional de Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima), gestão de resíduos sólidos e competências municipais na gestão municipal.

A secretária de meio ambiente de Uruaçu (GO), Angela Moutinho, aprovou a programação. “Acredito que era necessário este evento, principalmente, que a gente tem a Marcha para os Municípios, que é um período importante para discutir nossas pautas, mas um evento como esse em que o foco é a nossa área, isso é extraordinário”, comentou a secretária municipal.

Defesa civil
A preocupação com a prevenção a desastres passa pela área de defesa civil dos Municípios. Com isso, o Conexão CNM selecionou informações importantes para os gestores. Discussões a respeito da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e obrigações municipais, instrumentos técnicos de proteção e defesa civil, gerenciamento de desastres, além de uma atividade prática sobre o mapeamento de riscos nos Municípios.

A agente da defesa civil de Silvânia (GO), Aline Fernandes, ficou encantada com as informações que irá levar para o Município. “Foi uma verdadeira imersão, muita novidade. Eu não sabia da grandiosidade de informações e quão importante seria este evento. Fiquei muito feliz com a preocupação que a CNM tem com a defesa civil e o quanto é produzido para nos ajudar a gerir a defesa civil do Município”, exaltou.

Transferências da União
Fonte de recursos para os Entes locais, as palestras sobre captação de recursos e transferências da União também atraíram diversos participantes. Assuntos destaque como os processos de captação de recursos, elaboração de propostas, diferenças de emendas parlamentares com foco nas transferências especiais, chamadas de emendas PIX, além da Plataforma Êxitos e as alternativas de captação de recursos e o Observa Políticas Públicas (ObservaPP), com suas diretrizes, objetivos e benefícios, foram tratados durante o evento.

Os trabalhos foram conduzidos pela analista técnica da CNM, Michelle Paionk, e pelos consultores da entidade Marli Burato e Emerson Souto. O secretário de administração de Lagoa Santa (GO), Luciano Garcia, valorizou o evento. “É uma fonte rica de informações, a gente pega alguns assuntos que não estávamos sabendo, possibilidades para o nosso Município de atrair recursos e assim contribuir para a administração local”, destacou Garcia.

Terceiro setor
Parcerias que são fundamentais para os Municípios foram tratadas em dois dias de imersão na palestra sobre terceiro setor. O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc) foi esmiuçado pelo consultor da CNM Valtuir Pereira, que trouxe as principais atualizações sobre o tema e detalhou todas as possibilidades para os Entes locais.

Por Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias

Entidades Estaduais
Logomarca CNM