Encerrado o Conexão CNM, edição Juiz de Fora (MG), os participantes avaliaram positivamente a realização das capacitações em entrevistas concedidas à Agência CNM de Notícias. A imersão de dois dias contou com 900 inscritos em 11 arenas temáticas que trouxeram importantes informações sobre o cenário da gestão dos Municípios mineiros.
A arena que tratou da captação de recursos e transferências da União trouxe alternativas de incremento de renda para os Municípios por meio da utilização da Plataforma Êxitos, disponível no Conteúdo Exclusivo oferecido às prefeituras filiadas à Confederação Nacional de Municípios (CNM) e com contribuição em dia com o movimento municipalista.
Participante da palestra, o assessor Almir Mendes contou que a imersão vai ajudar de forma efetiva o seu trabalho na cidade de Itamonte. “A gente vai analisar, com as orientações, o que a gente pode levantar de recursos para o nosso Município”.
Outra participante da arena foi a representante da Coordenação do Terceiro Setor do Município Barroso, Scheylla Schnneider. Para ela, esse tipo de capacitação deve continuar e mencionou um dos temas do seu interesse abordado nas palestras. “As explicações sobre as emendas parlamentares me acrescentam muito. Quero participar de outros cursos que a CNM promove”, disse.
Prevenção
Interessado em saber mais informações sobre a atuação da CNM na área de Defesa Civil, o servidor do Município de Itaúna, Rodrigo Oliveira, foi mais um participante a aprovar a edição do Conexão de Juiz de Fora. Ele elogiou as temáticas da arena e informou que pretende repassar o que aprendeu a outros Municípios, principalmente nas ações de prevenção aos desastres.
“A avaliação é muito positiva em todos os sentidos com a qualidade das informações que foram passadas aqui. A atuação na prevenção aos desastres é relevante para economizar e, principalmente, preservar vidas que é um bem maior”.
Saúde e Assistência Social
As arenas de Saúde e Assistência Social reuniram representantes de várias ocupações da gestão local. Um deles foi o secretário da área do Município de Paineiras, Warley da Silva. “Achei muito importante a explicação sobre a Portaria que dosa condições para a Secretaria de Assistência Social receber recursos por meio de emendas parlamentares e também as informações sobre a prestação de contas. A CNM está de parabéns”.
Já o destaque da área de Saúde, na avaliação da vereadora Hildinha do Município de Itumirim, foi a orientação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no ponto que trata dos médicos. “A falta de especialistas na nossa região nos motivou a participar do Conexão CNM, contou.
Conexão em Coronel Fabriciano
A comitiva da Confederação continua em Minas Gerais nesta semana. Depois de Juiz de Fora, a cidade de Coronel Fabriciano recebe a edição do Conexão CNM a partir desta quarta-feira, 28 de agosto.
Outras imersões estão previstas para o mês de setembro. Ficou interessado? Clique aqui e confirme a sua participação na edição desejada.
Confira a galeria de fotos do Conexão de Juiz de Fora.
Por: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias