Conexão CNM: valorização da Cultura e Desenvolvimento Rural são destaques no primeiro dia em Coronel Fabriciano (MG)

Depois de dois dias de imersão em Juiz de Fora, a equipe da Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua em Minas Gerais para mais uma edição do Conexão CNM, desta vez,  em Coronel Fabriciano. A programação das arenas temáticas no primeiro dia do evento teve início na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, com orientações de analistas técnicos e de consultores nas áreas de Cultura e Desenvolvimento Rural, Educação, além de espaços destinados aos debates e esclarecimentos de dúvidas dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

Na Cultura, os participantes receberam orientações quanto ao funcionamento do Sistema Nacional e Municipal de Cultura e o alcance das atividades culturais que significam muito mais do que as manifestações da população. A colaboradora Jaqueline Santana explicou detalhadamente o papel da área e mostrou algumas das ações que os gestores devem adotar na estruturação da cultura local. “A cultura é transversal e promove o desenvolvimento social e econômico do Município e para isso é importante a criação do fundo, conselho e plano municipal de cultura”, disse.

Nesse aspecto, a palestrante mostrou um levantamento feito pela CNM com um diagnóstico cultural de Minas Gerais. Se for levado em consideração os Entes que possuem o Conselho, Plano e Fundo, o chamado “CPF da Cultura”, apenas 45 prefeituras do Estado relataram a criação dos três. “É Fundamental ter todos para a formulação do planejamento da gestão local”, acrescentou.

Desenvolvimento Rural
Outra temática que a Confederação colocou em debate em formato de palestra muda foi o desenvolvimento rural nos Municípios com esse potencial. O analista técnico Osni Morinishi e o consultor Mário Nascimento falaram da importância da atividade para fomentar a economia e que isso passa pela elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), ou seja, o plano de ação. As etapas para realizar esse procedimento foram detalhadas pelos representantes da CNM.

“A gente tem que definir as ações prioritárias, o produto do Município que será foco dessa ação e identificar os desafios, o tempo de execução e os responsáveis para que também ocorra o planejamento dos recursos financeiros municipais, a capacidade de ação e o tempo de execução”, informou Morinishi. 

Nesse contexto, os palestrantes elencaram os desafios e informaram aos participantes algumas das alternativas para buscar recursos que possam executar as atividades rurais nos Municípios. “O acesso aos recursos pode ser por meio de emenda parlamentar: individuais, de comissão e de bancada. Nesse aspecto, cabe a ação política não só do prefeito e do secretário que precisa apresentar um projeto robusto. Outras alternativas são as empresas como, por exemplo, em Minas Gerais, as de celulose e de mineração que arrecadam vários recursos e investem em programas locais” orientou Nascimento.

Conteúdo Exclusivo
Outras oportunidades de captação de recursos oferecidas aos Municípios podem ser consultadas em uma única ferramenta, a Plataforma Êxitos, disponível ao acessar o Conteúdo Exclusivo, espaço oferecido pela CNM aos Municípios filiados à Confederação e com contribuições em dia com o movimento municipalista. Os colaboradores da CNM explicaram o funcionamento da tecnologia e incentivaram que os participantes utilizem a tecnologia. 

“São políticas públicas integradas que irão fomentar o desenvolvimento rural. Editais federal e estadual, todos estão disponíveis na plataforma Êxitos e lá tem informações com cada recurso e o que precisa ser feito para acessar esse recurso. A prefeitura tem de ter um responsável que possa entrar nessa plataforma todos os dias”, complementou Mário Nascimento. 

Confira a galeria de fotos do evento. 
   
Por Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias

Entidades Estaduais
Logomarca CNM