A imersão do Conexão CNM em Coronel Fabriciano (MG) contou com arenas para tratar sobre os desafios da gestão local nas áreas de Meio Ambiente e Saúde. Ao longo desta sexta-feira, 29 de agosto, o público conheceu a atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e esclareceu dúvidas sobre o encerramento dos lixões e tecnologias que podem auxiliar as prefeituras a terem conhecimento sobre os custos na área da Saúde e a viabilidade na adesão aos programas sugeridos pelo governo federal.
Na área de Meio Ambiente, a gerente de Sustentabilidade e Resiliência, Claudia Lins, e a analista técnica da área, Raquel Martins, apontaram as responsabilidades municipais em relação ao encerramento dos lixões previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Foi dado o mesmo prazo para todos os Municípios como se todos eles tivessem a mesma capacidade técnica e financeira”, disse Lins ao lembrar que as prefeituras vivem realidades diferentes e muitas sem o devido apoio para cumprir com a obrigação.
Uma das formas de dirimir as dificuldades que inviabilizam a gestão dos resíduos sólidos lembrada pela gerente da CNM foi buscar parcerias por meio de consórcios públicos. Ela deu como exemplo para os participantes a criação do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres). A parceria conta com três Municípios mineiros consorciados e outros 24 conveniados e tem sido uma alternativa de redução de custos e efetividade nas cidades do Estado.
Saúde
A utilização do Conteúdo Exclusivo pelos gestores como forma de otimizar a administração local foi um dos destaques da apresentação das analistas técnicas de Saúde da Confederação Midya Gurgel e Rita Bartole. As colaboradoras entraram no espaço e explicaram o funcionamento de plataformas reunidas em um único espaço e que podem ser muito úteis para a gestão local, dentre elas, o Observa Políticas Públicas, que possibilita a análise pelo representante municipal da viabilidade ou não de adesão aos programas federais.
“Sempre que a gente atende prefeitos na sede da entidade, apresentamos essas informações do panorama da saúde por meio dessas plataformas. Fazendo o cadastro e vocês conseguem acessar essas informações da Saúde consolidadas com os dados exclusivos do seu Município”, complementou Midya Gurgel.
A plataforma Êxitos também pode ser uma importante aliada da gestão local. A ferramenta visa à captação de recursos como, por exemplo, por meio de editais. A colaboradora Rita Bartole incentivou o público a se cadastrar na plataforma oferecida pela CNM para ter acesso à faça aos conteúdos. “Vocês que são representantes de Municípios filiados à Confederação não pagam nada por isso e os dados podem ser acessados não só pelo prefeito, mas também pelos servidores”, orientou. Além desse tema, o público esclareceu dúvidas sobre a judicialização da Saúde.